Publicado
16 horas atrásem
Por
Bruno ArtoisO Tomorrowland, a renomada marca de música eletrônica, está traçando um caminho ambicioso para se tornar um ícone global do entretenimento, com o CEO Bruno Vanwelsenaers declarando abertamente que o objetivo é rivalizar com gigantes como a Disney. Celebrando duas décadas desde seus humildes e, inicialmente, fracassados começos, a empresa hoje é uma potência financeira, reportando impressionantes €244 milhões em receita e um lucro líquido de €23,8 milhões em 2024.
“Você pode dizer que o Tomorrowland é uma marca global, mas ainda não somos a Disney. Nem em termos de fama, nem em termos de profundidade”, declarou Vanwelsenaers, sinalizando a intenção clara de ir além das origens como festival. Essa estratégia, que viu tanto o lucro quanto a receita crescerem mais de 15% no ano passado, inclui uma diversificação agressiva para além dos eventos de música, com projetos que vão de móveis e livros até uma montanha-russa temática.
A trajetória da empresa, que começou com um evento belga pequeno e problemático em 2005 até se tornar um império lucrativo, não foi sem lições. As primeiras investidas internacionais, como o TomorrowWorld nos Estados Unidos, enfrentaram desafios logísticos, trazendo aprendizados valiosos. “Aprendemos muito com o TomorrowWorld”, relembrou Vanwelsenaers. Hoje, essas atividades internacionais, ao lado do crescente braço musical – que conta com gravadora própria e uma academia de DJs – são os principais motores do crescimento, complementando os amados festivais belgas.
Surpreendentemente, a pandemia de COVID-19, que inicialmente foi um “grande golpe” devido ao cancelamento dos festivais, acabou se tornando um catalisador para essa ousada diversificação. “Em termos de diversificação, a COVID foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para nós”, brincou Vanwelsenaers, explicando que o período livre permitiu desenvolver “ideias malucas” que agora representam quase um quinto da receita da empresa.
Embora os festivais continuem sendo a espinha dorsal financeira, representando 80-85% da receita, a liderança do Tomorrowland está profissionalizando sua estrutura, criando um comitê de auditoria e um conselho com grandes nomes da indústria. O foco não está apenas no crescimento, mas também no desenvolvimento da equipe, que não para de crescer, sendo que Vanwelsenaers faz questão de entrevistar pessoalmente cada novo contratado.
Os planos para o futuro incluem uma aguardada série de shows na The Sphere, em Las Vegas, em agosto, um evento que Vanwelsenaers promete que “vai surpreender todo mundo”. Apesar do sucesso, a empresa segue firme no compromisso com a inovação. “O caminho mais fácil seria apenas copiar e colar o que fizemos no ano passado e aumentar o preço dos ingressos em 10%… mas esse não é o nosso DNA”, afirmou. Com uma visão para dois ou três anos à frente, o Tomorrowland quer oferecer sua experiência única “a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo”, sinalizando um novo e ousado capítulo na sua busca pela supremacia global no entretenimento.
Encontrei minha paixão pela música eletrônica na infância e sonho em viajar pelo mundo fazendo o que amo e conhecendo novas culturas.
25 Anos de história e de hardstyle: Q-Dance a responsável por patentear a cena da Hard Music
Como a Tomorrowland Foundation está transformando vidas em Itu com música e arte
Tomorrowland Brasil 2025 anuncia novos palcos, melhorias estruturais e prevê crescimento gradual do festival
Show de Alok no Tomorrowland Brasil 2024 é eleito o ‘Melhor Show de Música Eletrônica do Mundo’ no EDMAs
Insomniac e Tomorrowland unem forças para uma nova experiência revolucionária: ‘UNITY’, no Sphere em Las Vegas
Com shows cancelados e ausência no Tomorrowland 2025, Alesso preocupa fãs: o que está rolando?
Jogando em casa, astro brasileiro promete surpresas especiais em seu retorno ao clube Royal Garden
O Tomorrowland, a renomada marca de música eletrônica, está traçando um caminho ambicioso para se tornar um ícone global do...
Direto de Roma, a DJ, produtora e vocalista Romita Raiz lança nesta sexta-feira (13) sua nova faixa, “I Like This”,...
São 18h de domingo. O festival acabou há algumas horas, você está em casa, e aquela sensação estranha bate: vazio,...
Nova coleção já disponível na loja oficial do festival oferece presentes perfeitos para o Dia dos Namorados
Prepare-se para uma noite onde o brilho coletivo se transforma em experiência imersiva. No dia 20 de junho, o High...