Breakpoint
Adriatique: da essência melódica de Zurique à revolução sensorial do techno
Adriatique leva a essência melódica de Zurique a uma revolução sensorial no techno, criando experiências além da pista.
Adriatique leva a essência melódica de Zurique a uma revolução sensorial no techno, criando experiências além da pista.
Published
1 semana agoon
Com uma trajetória marcada por sensibilidade sonora, curadoria impecável e um olhar futurista, o duo Adriatique transformou a música eletrônica em uma experiência que vai muito além da pista.
Não é sempre que um projeto na música eletrônica alcança a convergência perfeita entre inovação, estética e emoção. Mas desde que Adrian Shala e Adrian Schweizer se uniram em Zurique, em 2009, o projeto Adriatique vem construindo uma trajetória singular dentro do techno melódico.
O que começou como uma parceria por conta da afinidade musical se tornou um dos projetos mais respeitados da cena underground internacional. Nesta linha do tempo, revisitamos momentos importantes da carreira do duo que conquistou o mundo e estará de volta ao Brasil no dia 31/05.
Adrian Shala e Adrian Schweizer se conheceram em Zurique, em 2008, e rapidamente perceberam a conexão musical. Em 2009, oficializaram a parceria como Adriatique, começando a se apresentar em clubes locais e a construir a sonoridade profunda e melódica que os tornaria referência no mundo.
Nesse ano, o duo lança o EP “Face to Face” pela Diynamic, gravadora de Solomun. Esse lançamento foi um divisor de águas na carreira dos suíços, pois essa parceria os posicionou como novos talentos promissores da cena europeia.
Com lançamentos por labels como Cityfox, Culprit e Rumors, a dupla começa a se destacar por suas linhas melódicas densas e atmosferas hipnóticas. Aqui, o som era emocional, sofisticado e, ao mesmo tempo, acessível.
A primeira apresentação dos suíços no Brasil aconteceu na edição de estreia da Tomorrowland aqui no país, em 2015
Com a segunda edição da Tomorrowland Brasil e apresentações em clubes icônicos, como o Warung, o duo começou a construir uma base sólida de fãs por aqui. Ao mesmo tempo, a agenda internacional da dupla se intensificava.
A SIAMESE nasceu com a proposta de unir música eletrônica, arte visual, design e vídeo. Além de lançar suas próprias músicas, a dupla usa o selo para dar espaço a novos talentos e projetos experimentais. É uma extensão da identidade estética e sensível do Adriatique.
Lançado pela Afterlife, “Nude” marcou o início de uma fase mais madura da carreira. O álbum trouxe uma sonoridade cinematográfica, emocional e profunda, com faixas como Ray, Tachykardia e Studies in Dance Theory. Uma obra que consolidou o Adriatique como protagonistas do techno melódico.
Em agosto de 2019, a dupla se apresentou nas montanhas nevadas da Aiguille du Midi, nos Alpes Franceses, para o projeto Cercle, em uma performance que viralizou e apresentou o som e o talento deles para milhões de pessoas no mundo.
Com os palcos silenciados, os artistas mergulharam ainda mais na curadoria, lançamentos e direção artística. A SIAMESE se destacou como plataforma criativa, mantendo o projeto vivo durante o período mais difícil para a música eletrônica.
Foi em 2020, também, que o duo lançou a música mais apreciada pelos fãs, “Home”, faixa lançada pelo seu próprio selo.
Lançando um novo conceito de eventos, os suíços apresentaram a X Future, uma série de experiências imersivas que unem música, arte digital e tecnologia.
O projeto estreou em Zurique, no final de 2022, e hoje acumula passagens por diversas cidades mundo afora, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.
A segunda parceria com o Cercle aconteceu em um dos lugares mais emblemáticos do planeta: as Pirâmides do Egito. O set misturou beleza visual, misticismo e curadoria sonora impecável.
Desde 2015, o Brasil se tornou uma espécie de “segunda casa” para os suíços. Seja em festivais como Time Warp, Tomorrowland Brasil, ou em clubes como Warung, Green Valley e Ame Club, as apresentações da dupla aqui no país sempre são cercados por altas expectativas e entregas.
Agora, a dupla se prepara para a terceira edição da X Future aqui no país e a segunda em São Paulo.
O evento ocorre no dia 31/05, no Vale do Anhangabaú, e conta com um line-up recheado de nomes, como Rivo – que fará sua estreia no Brasil – e os brasileiros Curol e Riascode.
Mais que uma dupla, Adriatique é um estado de espírito, uma estética sonora que inspira, transcende e cria experiências que vão além da pista. Com uma carreira guiada por sensibilidade artística e visão de futuro, os suíços seguem encantando públicos ao redor do mundo, sem jamais perder sua essência.
E, agora, mais uma vez em solo brasileiro, o duo prova que conexões verdadeiras não conhecem fronteiras — elas apenas evoluem, pulsando no compasso da música.
Data: 31 de maio de 2025.
Horário: das 19h às 7h.
Local: Vale do Anhangabaú.
Classificação etária: 18 anos.
– Conteúdo Autoral
“Adriatique Present X” apresenta o line-up do evento
Long sets: a arte de transformar a pista em uma jornada sonora
Adriatique retorna a São Paulo com a label “Adriatique Present X”
Warung apresenta Hernan Cattaneo no próximo dia 20 e o duo Adriatique em outubro
Adriatique e WhoMadeWho: Um Encontro Mágico
Awakenings ADE 2023 – Prepare-se para uma dose extra de emoção
Time Warp Brasil 2025 que acontece no Vale do Anhangabaú nos dias 2 e 3 de maio
Nesta temporada, o superastro holandês Martin Garrix celebra 10 anos incríveis de residência no Ushuaïa Ibiza. Seu conceito X presta...
Nova edição da festa de DJ Glen e Nana Torres rola no Terraço Vianna — local urbano com alma de...
Transporte direto pro festival, sem estresse, sem GPS e com muito mais magia
Neste sábado, 26 de abril, o Ushuaïa Ibiza dá início ao verão com uma maratona de 10 horas de música...
One More Time” está marcada para 26 de abril, com ingressos esgotados, e David Morales como headliner