Connect with us

Notícias

Milhões de Faixas ‘Manipuladas’ em Plataformas de Streaming

Published

on

Fala, galera! Um estudo recente descobriu mais de um milhão de versões “manipuladas” de faixas em plataformas de streaming, e muitas delas não têm licença dos detentores dos direitos autorais. Isso tá rolando em plataformas como Spotify, Apple Music e TIDAL.

Análise Revela Uso Ilegal de Faixas

A empresa de tecnologia Pex analisou as faixas e descobriu que essas versões manipuladas, que são aceleradas, desaceleradas ou alteradas de alguma forma, geralmente não têm a licença legal para serem usadas.

Grandes Hits Afetados pela Manipulação

Entre essas faixas, temos sucessos como ‘Bloody Mary’ da Lady Gaga, com 25 milhões de streams, e ‘Heartbeat’ do Childish Gambino, com 19 milhões. A Pex afirma que essas versões podem estar cometendo fraude musical e até tirando “milhões” dos verdadeiros donos dos direitos autorais em royalties.

Declarações do CEO da Pex e Implicações para Artistas

Rasty Turek, CEO da Pex, falou com a Music Business World: “Pelo menos 1% de toda a música tem algum tipo de áudio modificado, e os sistemas existentes não estão pegando isso. Isso significa que pelo menos 1% de toda a música é atribuída e apropriada indevidamente. E… isso significa que muitos artistas estão sendo pagos incorretamente [considerando quanto] eles são tocados.”

Desafios e Responsabilidades das Plataformas de Streaming

Turek acrescenta: “Há um grande número de pessoas tentando aproveitar conteúdo assim. Mixes Nightcore, por exemplo. E eu acho que há uma semente legítima nesse movimento. Se as pessoas gostam desse tipo de música, elas devem ter acesso a ela. Mas ao mesmo tempo, a atribuição correta deve ser exigida. E isso é muito mais responsabilidade das plataformas e serviços do que do artista ir atrás.”

Mudanças na Estrutura de Royalties do Spotify

No ano passado, o Spotify anunciou que mudaria sua estrutura de royalties, com relatos de que pagaria menos royalties a artistas menos populares. A Music Business Worldwide informou que o serviço de streaming planeja aumentar o limite para pagamentos de royalties para 1000 plays por faixa.

Impacto no Pool de Royalties

Segundo a Billboard, o gigante do streaming vai “desmonetizar faixas que anteriormente recebiam 0,5% do pool de royalties do Spotify.” Confira o relatório completo sobre faixas “manipuladas” da Pex aqui.